“Arraiá da Brinquedoteca” leva clima junino a crianças internadas no Hospital Universitário - Paraíba Feminina

Breaking

sexta-feira, 21 de junho de 2019

“Arraiá da Brinquedoteca” leva clima junino a crianças internadas no Hospital Universitário



O trio de forró pé-de-serra deu o tom da festa: um São João à moda antiga, com músicas tradicionais, comidas típicas e muita, muita alegria contagiando todo mundo! A fogueira era estilizada, mas ajudava a aquecer o coração de todos. Foi assim, na quarta-feira (19), com o “Arraiá da Brinquedoteca” do Hospital do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoa, realizado no saguão de entrada do 4º andar da instituição.

Familiares, responsáveis e equipe assistencial se divertiam e davam todo o apoio necessário aos pacientes da Clínica Pediátrica e da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, que eram o público-alvo dos festejos. A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, participou do festejo, dançando e brincando com todos. Para ela, o evento tira a criança da condição de paciente com uma festa em que impera a alegria.

O “Arraiá da Brinquedoteca” é realizado há três anos e envolve afeto, trabalho braçal, doações e muita disponibilidade. Até um bazar, para angariar recursos com a venda de roupas, calçados e acessórios, foi realizado. “A gente sempre tem a participação de muitas doações, tanto de trabalho quanto em dinheiro para conseguir fazer essa ornamentação”, comentou a enfermeira Daniela Karina, uma das organizadoras da atividade.

Maria Santos é mãe do pequeno Nícolas, que está internado há menos de uma semana no HULW. Moradora da capital paraibana, ela ficou surpresa com a festa. “Para mim está tudo ótimo! Queira ou não, anima um pouco a gente. Esta foi a primeira vez que ouvi falar de uma festa de São João em um hospital. Está aprovado”, comentou.

Para quem é do Sertão paraibano, onde os festejos juninos estão muito atrelados à cultura da região, poder participar de uma festa de São João é muito bom. Foi o caso da dona de casa Fátima Ferreira, que acompanha a filha Beatriz há 19 dias no hospital. “Achei tudo muito lindo! Nunca tinha participado, mas gostei muito. Animou muito a gente, que está há muito tempo fora de casa”, disse. A família é de Paulista, município localizado a 394,3 Km de João Pessoa.

A importância da humanização da assistência hospitalar na recuperação dos pacientes, por meio de festas como a celebração do São João, foi destacada pela psicóloga Camila Batista. “Nossas crianças vêm muito do interior, onde essa tradição do São João é muito forte. Quando a gente cuida do emocional, isso reflete positivamente no tratamento, pois elas se sentem cuidadas; é um cuidado mais humano mesmo”.

Sobre a Rede Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas instituições têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário