A saga de Lady, o poder da mobilização e o bem e que os elefantes fazem ao meio ambiente - Paraíba Feminina

Breaking

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A saga de Lady, o poder da mobilização e o bem e que os elefantes fazem ao meio ambiente



Que a ida da nossa fofa Lady para o Santuário dos Elefantes fez um bem enorme à elefantinha, todas sabíamos. Mas saber que a presença dela e das 'amigas' fez bem ao meio ambiente local, é surpresa, e das boas.

A presença de elefantas no Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, provocou o equilíbrio da flora e fauna na região, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Atualmente, o local abriga quatro elefantas asiáticas: além da 'pessoense' Lady, ainda temos a  Maia, Rana e Ramba, todas resgatadas de circos onde sofriam maus-tratos.

A instituição começou a operar no local há três anos. As áreas que eram utilizadas para pastagem agora estão em plena regeneração e recomposição.

Especialistas da secretaria explicaram que, com a volta do Cerrado, a oferta de alimentos aumenta e atrai diversos tipos de animais, desde perdiz até antas, que há anos não eram mais vistos na região.

Na semana passada, a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, realizou uma visita técnica e disse que as alterações devem ser documentadas para que sirvam de fontes de pesquisas para universidades e de referência para futuros projetos.

Além do alto índice de regeneração, foi constatado marcas de patas de anta às margens de um riacho, o que comprava, segundo a Sema, a diversidade da fauna na região.

O Santuário possui licença de operação emitida pela Sema para abrigar até seis animais em uma área de mais de 20 hectares. No entanto, o santuário solicitou à Sema ampliação da licença para abrigar até 10 animais. O pedido está sendo estudado pela secretaria.

O santuário em Chapada dos Guimarães é o único da América latina. No mundo todo são seis santuários. O Brasil foi escolhido para a instalação do Santuário tanto pelo posicionamento geográfico, quanto pelo arcabouço legislativo mais favorável.

Para receber os elefantes de outros países da América Latina, os países devem atender os critérios estabelecidos na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção.

Chegada de Lady

No dia 29 de novembro a elefanta Lady chegou ao Santuário depois de percorrer mais de 3 mil quilômetros. Ela estava em um zoológico em João Pessoa (PB). A elefanta tem cerca de 45 anos, e passou a maior parte de sua vida em circos.

A ida de Lady ao Santuário foi a culminância de um trabalho realizado pela deputada estadual Estela Bezerra.



Estela, que é presidente da Frente Ambientalista da ALPB, acompanhou a situação de Lady durante todo o ano, desde que visitou o Parque Arruda Câmara com o objetivo de observar, in loco, a situação do animal. Lady foi doada pelo circo em que vivia sob cárcere. “A boa vontade em acolher foi louvável, mas a situação da elefanta é delicada e, hoje o espaço de acolhimento não é mais adequado para sua vivência”, afirmou Estela na ocasião.

No início do mês de outubro, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o requerimento de autoria da deputada que solicita à Prefeitura de João Pessoa a transferência da elefanta Lady para um local adequado, protegido e seguro, considerando o parecer técnico do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República na Paraíba.

O trabalho em conjunto com a OAB, Núcleo de Direito Animal da UFPB e Ministério Público Federal, deu o melhor resultado possível.

Apesar de sentir falta da grande estrela da Bica, ficamos felizes em saber que ela está sendo tão bem cuidada e cercada de tudo aquilo que um animal tão grandioso merece.

da redação, com informações do G1

Um comentário: