PMJP mira no combate à doenças sexualmente transmissíveis e promove ações na Capital - Paraíba Feminina

Breaking

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

PMJP mira no combate à doenças sexualmente transmissíveis e promove ações na Capital



Como parte da programação da campanha ‘Dezembro Vermelho’, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Seção IST/Aids e das Policlínica Municipal das Praias, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), realizou nesta quarta-feira (11), ações de prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no Residencial Novo São José.

Dentro da programação de ofertas de serviços houve a realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacina contra hepatite B, distribuição de preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes, palestras e informações preventivas, orientação sobre saúde bucal com a presença do Odontomóvel e verificação de Pressão Arterial.

Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizadas ações nos serviços da rede municipal de saúde em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, oferecendo testes rápidos, assim como orientação para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

“Temos um trabalho intensivo, com ações itinerantes durante todo ano em espaços públicos e privados com intuito de levar informação para que as pessoas façam sexo de forma segura, principalmente e, se conheçam, também fazendo o teste rápido”, disse Clarisse Pires, chefe da Seção de IST/AIDS da SMS. “Temos também uma equipe multiprofissional, capacitada para orientar à população e informar sobre os serviços ofertados pela rede municipal de saúde”, completou.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha destacou a parceria e a importância da ação. “Pensamos uma estrutura em conjunto e integrada. Estamos levando mais qualidade de vida e enfatizado o cuidado com a própria vida por meio das ações preventivas, dentro da campanha Dezembro Vermelho. Dentro dessa proposta, estamos trabalhando também com a Secretaria de Desenvolvimento Social, com a oferta de diversos serviços de cuidados com a saúde e bem-estar”, completou.

Francisco de Assis, morador do Residencial Novo São José gostou da iniciativa e recebeu atendimento odontológico dentro da ação itinerante. “É uma oportunidade muito boa para a gente se cuidar e obter informação, já que passamos o dia toda trabalhando, esse é um momento que a gente tem que aproveitar”, disse o usuário.

Dezembro Vermelho – A Campanha Dezembro Vermelho tem o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas com HIV/AIDS. No dia 1º de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos.

Serviço – A SMS oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/AIDS e outras IST como sífilis, e hepatites B e C. Além das unidades de saúde da família, o serviço também é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

No Centro, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das IST. Em seguida, é coletada uma amostra sanguínea do paciente e o resultado do exame sai em 30 minutos.

SECOM/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário