Guia de Prevenção ao Assédio mostra importância de reconhecer e denunciar abusos no ambiente universitário - Paraíba Feminina

Breaking

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Guia de Prevenção ao Assédio mostra importância de reconhecer e denunciar abusos no ambiente universitário




A Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciou, nesta semana, a distribuição do Guia de Prevenção ao Assédio, por meio do qual orienta a comunidade acadêmica sobre como proceder se algum caso for identificado e dissemina o princípio de respeito à diversidade. Ao todo, 5 mil exemplares estarão em circulação nos 24 campi da instituição de ensino, onde também serão afixados 1.750 cartazes com a temática.

O material também está disponível em PDF.

A ação foi desenvolvida no âmbito do projeto Educando para a Diversidade, que leva ao ar um programa homônimo, veiculado semanalmente pela TV Unesp. O guia foi idealizado pela Universidad Complutense de Madrid, que autorizou a Unesp a replicar o projeto.

O material explica com ilustrações quais são os comportamentos que tipificam assédio, esclarecendo que o crime assume variadas formas, como a de cunho sexual e a de cunho moral.

Apesar de ser um material desenvolvido e distribuído por uma instituição paulista, serve de base e modelo que pode ser aplicado por todo o país.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Avon em 2019, aponta que 42% das mulheres já sentiram medo de sofrer violência no ambiente universitário e 36% deixaram de fazer alguma atividade por medo da mesma violência.

O estudo também afirma que 38% dos estudantes homens reconhecem ter cometido algum tipo de violência sexual, após uma lista de violências apresentadas. E que 63% das mulheres já sofreram algum tipo de abuso e não reagiram.

O ambiente acadêmico não está livre do assédio. Envolve hierarquia, situações limite e vulnerabilidade. O guia produzido pela Unesp pode ser um alento para que as mulheres possam se sentir mais seguras.

da redação, com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário