Vídeo de espancamento de jovem negro por PM expõe o racismo em sua forma mais vil: "Vagabundo com essa desgraça de cabelo" - Paraíba Feminina

Breaking

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Vídeo de espancamento de jovem negro por PM expõe o racismo em sua forma mais vil: "Vagabundo com essa desgraça de cabelo"

O caso aconteceu em Salvador, BA e as imagens circularam por todo o país.

Em um vídeo gravado por moradores do bairro Fazenda Coutos, um policial militar agride fisicamente e verbalmente um jovem negro que, de acordo com prórpia filmagem, não apresentava riscos para o profissional pois já estava rendido.

Na gravação, o militar aparece dando vários socos e um pontapé no garoto, que não esbanja nenhuma reação. Enquanto batia no jovem, o policial gritava: “para mim você é ladrão, você é vagabundo, com essa desgraça de cabelo”. Depois de espancar o jovem, o PM o libera como se nada tivesse acontecido. É racismo que chama.



De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, a cada 10 mortes violentas  no Brasil, uma é causada por policial e o corpo de um jovem negro é o alvo mais comum nessas operações.

Em nota, a Polícia Militar da Bahia informou que o vídeo já foi encaminhado para a Corregedoria Geral da PM para ser analisado e afirmou que assim que houver resposta do caso, responderá. A PM disse ainda que não preconiza com a violência e rechaça todo e qualquer tipo conduta violenta.

A Corregedoria da Polícia Militar da Bahia, órgão responsável pelo acompanhamento, controle e avaliação das condutas funcionais dos servidores da corporação, recebeu no ano de 2018, um total de 2.194 denúncias de toda a Bahia. As queixas são referentes a irregularidades e possíveis condutas inapropriadas dos policiais. Deste total, 101 denúncias, o equivalente a 4,6%, resultaram em algum tipo de punição, naquele ano.

da redação com A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário