Após Fórum Virtual e pleito junto ao Governo, Funesc vai lançar edital para estimular cena cultural da PB - Paraíba Feminina

Breaking

quinta-feira, 26 de março de 2020

Após Fórum Virtual e pleito junto ao Governo, Funesc vai lançar edital para estimular cena cultural da PB




Após Fórum Virtual e pleito junto ao Governo, Funesc vai lançar edital para estimular cena cultural da PB

No início da tarde desta quinta-feira (26), a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) confirmou que lança na próxima terça-feira (31) o edital ‘Meu Espaço’. Ação do Governo do Estado é voltada para o estimulo da cena cultural paraibana diante da pandemia do novo Coronavírus e foi um dos temas de uma reunião virtual para discutir caminhos para a cultura neste momento de isolamento social.

O Fórum Virtual “Impactos do COVID-19 na cadeia produtiva do setor cultural da Paraíba” foi promovido pelo Mandato da Deputada Estadual Estela Bezerra, juntamente com o Fórum dos Fóruns de Cultura e o Observatório de Políticas Culturais – ObservaCult/UFPB. Do encontro saiu um documento oficialmente encaminhado via ALPB ao Governo do Estado na terça (24/03).

O documento inclui propostas gerais para todos os setores e atividades (que também beneficiam trabalhadores e empreendimentos da cultura) como suspensão para o recolhimento de impostos, até questões específicas para o campo cultural. Entre elas a tetomada imediata do FIC, a utilização de recursos da LOTEP, o Empreender Cultural Emergencial, patrocínios das estatais e empresas paraibanas via leis de incentivo
federais a projetos locais, um Censo da Cultura, a criação de uma Plataforma de Comércio Digital Cultura entre outras sugestões.

As propostas apontam para o fomento à economia criativa e à superação dos desafios econômicos promovidos pela crise, incluindo os caminhos para o suporte financeiro dessas medidas.

O edital a ser lançado pela Funesc vai beneficiar mais de 70 artistas paraibanos, que estão impossibilitados de ocupar teatros, casas de shows e cinema, por exemplo. Todos os detalhes sobre o edital estarão disponíveis através das redes sociais e site da Fundação (www.funesc.pb.gov.br). Após o lançamento, as pessoas interessadas já poderão se inscrever online.

Conforme a Funesc, os shows, apresentações artísticas e atividades formativas serão transmitidos 100% online, oferecendo opção para quem está em casa e garantindo remuneração aos artistas, durante a quarentena.

Acompanhe aqui a íntegra do documento enviado ao Governo do Estado da Paraíba.
 http://www.bit.ly/culturacontracovidpb


Nenhum comentário:

Postar um comentário