Covid-19: requerimento de Estela pede testagem em massa e atendimento para as aldeias indígenas na Paraíba - Paraíba Feminina

Breaking

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Covid-19: requerimento de Estela pede testagem em massa e atendimento para as aldeias indígenas na Paraíba




De acordo com um relatório divulgado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) em 14 de maio, as populações indígenas serão um dos grupos mais afetados pelo impacto socioeconômico do coronavírus na América Latina.

Só no litoral norte da Paraíba, temos 32 aldeias indígenas, que se encontram em vulnerabilidade neste momento: seja pelas condições precárias de habitação, seja pela cultura de viverem coletivamente.

No sentido de proteger a população indígena e garantir uma ampla cobertura de saúde para esses povo, a deputada estadual Estela Bezerra encaminhou ao Poder Executivo um ofício que solicita ao SESAI – Secretaria de Saúde Indígena, que realize testagem em massa para a Covid-19 nessa população, além de viabilizar o acesso ao atendimento médico e orientação em relação à doença diretamente do território dessas aldeias. A prioridade seria para as aldeias dos municípios de Conde e Baía da Traição, por ter um maior número de aldeias.

Até esta quarta-feira (20), a Paraíba registra novo recorde com 514 novos casos de Covid-19 e 12 óbitos confirmados desde a última atualização. São 5.302 paraibanos que já contraíram a doença, 1.747 pessoas que já se recuperaram e 219, infelizmente, faleceram.

A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 67%, se fizermos um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, 83% estão ocupados. Apenas 44,2% da população seguiu a recomendação de Isolamento Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário