Semana Estadual de Doação de Leite Materno: a importância de manter o estoque - Paraíba Feminina

Breaking

terça-feira, 19 de maio de 2020

Semana Estadual de Doação de Leite Materno: a importância de manter o estoque



A oitava edição da Semana Estadual de Doação de Leite Materno está sendo promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e segue até o dia 26 de maio. Em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19), as mobilizações das doadoras e a capacitação dos profissionais serão realizadas por meio de plataformas digitais. O objetivo do evento anual é incentivar a solidariedade das mães doadoras e debater as ações da rede de bancos de leite da Paraíba, que coleta em média 720 litros de leite por mês e atende cerca de 800 receptores no Estado.

De acordo com a coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, Thaise Ribeiro, a doação de leite se faz ainda mais necessária durante este período de pandemia. “Precisamos de doadoras para manter o estoque de leite humano pasteurizado, ainda mais que as mães em domicílio com sintomas gripais, cujos filhos estejam em UTIs não poderão voltar ao hospital para amamentá-los, sendo necessário o uso de leite de banco”, explica. Neste período de isolamento, as doadoras entram em contato pelo telefone (83) 3612-2831, recebem as orientações e uma equipe vai devidamente paramentada fazer a coleta do leite.

Uma ação em vídeo no formado “chalenge” está sendo realizada como forma de incentivo às mulheres que podem doar leite materno para suprir a demanda para as UTIs neonatais do Estado. Atualmente, a Paraíba conta com 530 doadoras e para aderir a esta rede é preciso estar amamentando o filho, permanecer saudável e ter excesso de produção de leite. O banco de leite se responsabiliza em comparecer ao domicílio da mãe, entregar os materiais necessários para coleta (luvas, gorro, máscara e vidros estéreis) e recolher o leite.


Serviço
- Como doar leite
Basta ligar para 3612-2831. As doadoras recebem as orientações e uma equipe vai devidamente paramentada fazer a coleta do leite em domicílio.

da SECOM/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário